Quer saber mais?
Entre em contato com a gente e adquira a sua cópia!

Entendendo melhor a Biologia envolvida no jogo – Lista das estruturas mencionadas nas cartas com suas definições
Sistema Cardiovascular
- Coração: É um órgão muscular oco que funciona como uma bomba e consegue contrair e levar sangue para todos os órgãos e tecidos do corpo (circulação sistêmica) e para o pulmão (circulação pulmonar). Formado por 4 câmaras: 2 átrios e 2 ventrículos.
- Artéria aorta: Grande vaso sanguíneo que leva sangue oxigenado do ventrículo esquerdo para o corpo. Faz parte da circulação sistêmica. Possui revestimento de tecido conjuntivo (externo), músculo liso (intermediário) e tecido endotelial (interno).
- Veias cava: Grandes vasos sanguíneos que trazem o sangue venoso (rico em gás carbônico) do corpo de volta para o coração (chegando no átrio direito). Veia cava superior traz o sangue da região da cabeça, pescoço, membros superiores e caixa torácica para o coração e veia cava inferior da região dos membros inferiores, dorso e região abdominal e pélvica. Faz parte da circulação sistêmica.
- Capilar: Vasos de pequeno calibre com uma única camada de revestimento. Faz trocas entre o sangue e os tecidos. Chega com oxigênio e nutrientes e leva gás carbônico e sustâncias resultantes do metabolismo das células.
- Músculo cardíaco: Músculo estriado formado por fibras musculares e junções comunicantes que fazem uma comunicação rápida entre as células facilitando a contração. Forma o miocárdio (camada intermediária de revestimento do coração).
Sistema Endócrino
- Paratireoide: Localizada na região posterior da glândula tireoide. Responsável pela regulação da quantidade de cálcio circulante. Libera o hormônio PTH que protege o corpo contra a hipocalcemia.
- Tireoide: É uma das maiores glândulas pesando de 15 a 20g em adultos. Localizada abaixo da Laringe e anterior a Traqueia. Libera hormônios que atuam no metabolismo (T3 e T4).
- Adrenal: São duas estruturas piramidais localizadas acima dos polos superiores dos rins. Liberam hormônios de regulação do estresse: cortisol e adrenalina.
- Hipófise: É uma glândula pequena (1cm de diâmetro) situada na sela túrcica (cavidade óssea) localizada na base do cérebro e que se liga ao Hipotálamo (região do diencéfalo). Dividida em neuro hipófise e adeno hipófise. Liberam hormônios de diversas funções, por exemplo, hormônio do crescimento, de produção de leite na amamentação, hormônios sexuais, etc.
- Pâncreas: Situa-se na cavidade abdominal, na curva em forma de C do duodeno. É considerada uma glândula mista, uma vez que tem papel exócrino (sintetiza e segrega enzimas no duodeno que são essenciais à digestão) e endócrino (sintetiza e secreta hormônios no sangue). Libera hormônios que regulam a quantidade de glicose: insulina (redução da concentração de glicose) e glucagon (aumento da concentração de glicose).
Sistema Digestório
- Intestino grosso: É um tubo muscular oco que constitui a porção final do canal alimentar. É mais calibroso e mais curto que o intestino delgado. Absorção de água e eletrólitos para formar as fezes sólidas.
- Esôfago: É um tubo muscular oco que continua da faringe e é continuado pelo estômago. Quando o alimento passa, dilata sua parede e é impulsionado para frente por contrações da musculatura. As secreções são totalmente mucosas e fornecem lubrificação para a deglutição.
- Estômago: É um tubo muscular oco que continua do esôfago e é continuado pelo intestino. Localizado do lado esquerdo do abdome. Os sucos digestivos são secretados pelas glândulas gástricas em quase toda extensão da parede do corpo do estômago.
- Fígado: Órgão volumoso localizado do lado direito do abdome. Exerce várias funções no organismo, como, emulsificação de gordura (pela produção da bile), armazenamento de glicose, filtração de impurezas, entre outras.
- Dente: São estruturas rígidas e esbranquiçadas que ajudam no processo de mastigação. Esse é um processo importante porque as enzimas digestivas agem na superfície das partículas dos alimentos. O indivíduo adulto possui 32 dentes, sendo 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares.
Sistema Nervoso
Cérebro: Região do sistema nervoso central que faz parte do encéfalo. Composto por Telencéfalo e Diencéfalo. O telencéfalo é responsável por processar as informações sensoriais, planejamento motor, memória, linguagem e outras funções cognitivas. Já o diencéfalo é responsável por regulações como sede, fome, sono, sistema nervoso autônomo, entre outras.
Neurônio: Célula do sistema nervoso responsável por receber estímulos, processar e desencadear respostas. Está presente no sistema nervoso central (encéfalo e medula espinal) e também no sistema nervoso periférico (dentro dos nervos).
Tronco encefálico: Região do sistema nervoso central que faz parte do encéfalo. Entre a Medula e o Diencéfalo. Composto por mesencéfalo, ponte e bulbo. Responsável pela origem da maior parte dos nervos cranianos (10 pares) e controla funções fisiológicas do corpo, como a respiração e os batimentos cardíacos.
Medula espinal: Região do sistema nervoso central que começa a partir do bulbo. É protegida pela coluna vertebral e termina na altura da segunda vértebra lombar. Sua função principal é comunicar o sistema nervoso periférico com o encéfalo.
Cerebelo: Região posterior do sistema nervoso central que faz parte do encéfalo. Responsável principalmente por modular e coordenar a atividade motora iniciada em outras estruturas possibilitando a manutenção do equilíbrio, do tônus muscular e dos movimentos finos. Estrutura responsável pelo aprendizado motor.
Sistema Renal
- Bexiga: Bolsa muscular que funciona como reservatório de urina. Recebe urina do ureter e envia para a uretra no momento da eliminação.
- Ureter: É um tubo muscular que une cada rim à bexiga. A urina produzida no rim desce pelos ureteres e fica armazenada na bexiga.
- Rim: É um órgão par, localizado na cavidade abdominal. Possui função de excreção de produtos indesejáveis do metabolismo e de substâncias químicas estranhas. Protegidos pelas costelas flutuantes.
- Uretra: É o último segmento das vias urinárias. É um tubo que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio exterior. A uretra masculina possui cerca de 20 cm de comprimento e é comum para eliminação de urina e para ejaculação. A uretra feminina é mais curta e exclusiva para eliminação da urina.
- Néfron: É a unidade funcional do rim responsável pela formação da urina. É uma rede de tubos enrolados por capilares sanguíneos. Pode ser dividido em cápsula de Bowman, túbulo proximal, alça de henle, túbulo distal e ducto coletor.
Sistema Reprodutor
Tuba uterina: Órgão sexual feminino local onde ocorre a fecundação. Transportam o óvulo para o útero. A extremidade possui fímbrias que ajudam a entrada do óvulo.
Útero: Órgão feminino responsável pelo alojamento do bebê quando há fecundação.
Canal vaginal: Órgão sexual feminino interno. Faz comunicação com a cavidade uterina e dá passagem ao feto durante o parto.
Pênis: Órgão masculina com função reprodutiva. O tecido erétil do pênis consiste em corpos cavernosos que normalmente não contém sangue, mas que se tornam dilatados quando o fluxo sanguíneo flui para ele sob pressão.
Próstata: Glândula acessória grande. É um órgão pélvico masculino, ímpar que tem uma secreção rica em proteína na ejaculação.
Sistema Respiratório
Pulmão: São órgãos essenciais da respiração e têm função de oxigenar o sangue venoso. Cada pulmão tem forma cônica e está contido em seu próprio saco pleural.
Traqueia: É um órgão tubular formada por anéis cartilaginosos em formato de C que ajudam a manter a rigidez do tudo. Função de condução do ar. Se divide em brônquios principais direito e esquerdo.
Brônquios: Tubos que começam a partir da traqueia. Função de condução do ar. São chamados de brônquio principal esquerdo e direito.
Alvéolo: São pequenas bolsas agrupadas, com uma única camada de células achatadas de fibras elásticas finas, contendo ar e envolvida por uma rede de capilares.
Laringe: É um órgão tubular exclusivo do sistema respiratório. Tem como função a condução do ar. Presença das pregas vocais. Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias.
Referências bibliográficas
HALL, John E.; HALL, Michael E. Guyton & Hall – Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
MACHADO, A. B. M. Neuroanatomia Funcional. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2022.