HomeNeurociênciaDivulgação científica – adote essa ideia!

Divulgação científica – adote essa ideia!

13 de setembro de 2020

A proposta da nossa página é Divulgação Científica da Neurociência. Mas você sabe o que é divulgação científica? A divulgação leva em consideração a popularização da ciência. É importante para que os pesquisadores que ficam fechados em seus laboratórios fazendo grandes descobertas possam divulgar seus resultados para a sociedade. Importante também que a linguagem seja acessível para envolver a maior quantidade de pessoas possível. Quanto maior for o envolvimento de sociedades científicas, instituições de pesquisa, universidades, governo, cientistas, comunicadores, educadores e estudantes na divulgação científica melhor!!!

Nesse contexto, vou trazer hoje dois exemplos de divulgação sobre o mesmo tema. Será útil para pensarmos em explorar possibilidades diferentes na hora de abordar um conteúdo. O conteúdo escolhido é: Uma técnica de edição genética chamada Crispr-Cas9. É um assunto revolucionário e também bem complicado. Como então falar desse assunto para que todos possam entender?

O primeiro é um vídeo de um pesquisador que se desafia a explicar o assunto em 5 níveis de dificuldade: para uma criança (7 anos) , um adolescente (14 anos), um estudante universitário, um estudante de pós-graduação e um especialista no assunto. 

O segundo vídeo é uma paródia abordando o mesmo assunto por meio da música.

Ativem a legenda e curtam os vídeos. Espero que tenham gostado, aprendido um pouco mais sobre divulgação científica e até se inspirado nessas ideias. Fiquem ligados no nosso canal do YouTube.

Danielle Paes Branco

Parceiros

Neurostudent
infosPharma
Aprender Educacional