Projetos de Pesquisa

Saiba mais sobre os projetos

 

HomeDanielleProjetos de Pesquisa

Aplicação da tecnologia e da robótica como ferramentas didáticas no ensino de disciplinas da área de saúde

2019 – Atual

O uso de paródias musicais como instrumento para o ensino de Neuroanatomia

2018 - Atual

Gamificação como estratégia de aprendizado nas disciplinas da área da saúde

2019 - Atual

Descrição: O conteúdo de Neurociência se propõe a estudar as estruturas do sistema nervoso e seu complexo funcionamento. Esse é um conteúdo que está presente como componente curricular de grande parte dos cursos da saúde, seja como disciplina de anatomia ou fisiologia do sistema nervoso. É considerada uma ciência básica e geralmente lecionada nos períodos iniciais destes cursos. Portanto, o bom entendimento do assunto é de grande importância para a vida profissional dos discentes da área da saúde. Algumas alternativas vêm apresentando resultados e têm se mostrado eficazes no que diz respeito ao maior envolvimento dos alunos durante a disciplina e que resultam em maior aprendizado. A diversidade de alunos que possuímos em nossas salas de aula resulta em diferentes níveis de elaboração cognitiva. Enquanto alguns alunos são hábeis em lidar com o conteúdo, outros apresentam sérias dificuldades para compreender conceitos básicos e, portanto, não conseguem visualizar as estruturas que compõem o Sistema Nervoso, não acompanham o raciocínio das explicações e muitas vezes fazem inferências que os levam a conclusões incorretas acerca do assunto lecionado. Para isso, é necessário explorar e estimular o potencial do aprendizado de todos os cidadãos. Existem vários métodos, livros, artigos científicos, dissertações e teses, que podem ser utilizados para estudar a Neurociência, porém, há uma grande busca pela produção de novos métodos que venham facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, torna-se imprescindível a criação de novas alternativas promovendo aos alunos maior interação e assimilação do conteúdo. A proposta deste projeto é produzir material didático em formato de jogos para as disciplinas da saúde, tendo como objetivo principal aumentar o interesse dos estudantes por essas disciplinas, facilitar o entendimento das aulas teóricas e com isto buscar melhores resultados no que diz respeito ao aproveitamento do conteúdo para o curso desenvolvido. A atividade será realiza com os alunos em sala de aula juntamente com a explicação do conteúdo.

Estudo de caso

Disciplina de Fisiologia (Universidade Veiga de Almeida

saiba mais

A importância do conhecimento da microbiota e sua influência no organismo para os profissionais da área de saúde

2018 - Atual

Descrição: Microbiota Humana é um conjunto de microrganismos que habitam nosso corpo. As espécies dessa comunidade variam de acordo com sua localização corporal e de indivíduo para indivíduo. Tal diversidade pode ser responsável pelas diferenças entre as pessoas, do peso às alergias; da tendência a ficar doente ao nível de ansiedade. Os micróbios possuem um papel fundamental na maioria dos processos fundamentais da vida humana como a digestão de alimentos, absorção de remédios, produção de hormônios, além de interagirem com o sistema imunológico e o sistema nervoso. O Eixo Cérebro-Intestino pode contribuir no entendimento de distúrbios psicológicos e neurológicos. O envolvimento da microbiota com tais processos a tornou um objeto de estudo importante, entretanto, nem sempre divulgado na área de saúde. A proposta deste projeto é analisar o nível de conhecimento dos estudantes de saúde sobre o microbioma humano, além de propor estratégias de divulgação científica dessas informações.

A utilização das ferramentas do fab lab (laboratório de fabricação) na construção de instrumentos didáticos para o ensino como proposta de didática investigativa

2017 - Atual

Descrição: A diversidade de alunos em nossas salas de aula resulta em diferentes níveis de elaboração cognitiva. Enquanto alguns alunos são hábeis em lidar com o conteúdo, outros apresentam sérias dificuldades para compreender conceitos básicos e, portanto, não acompanham o raciocínio das explicações e muitas vezes fazem inferências que os levam a conclusões incorretas acerca do assunto lecionado. Torna-se obrigatório promover a reestruturação pedagógica nos ambientes educativos, pois o estímulo do potencial dos estudantes oportunizará melhor desempenho individual, diminuindo a exclusão social. Repensar a educação tem um sentido amplo é de extrema importância para a sociedade. A proposta deste projeto é produzir material didático alternativo tendo como objetivo principal aumentar o interesse dos estudantes, facilitar o entendimento das aulas e com isto buscar melhores resultados. A metodologia deste projeto baseia-se na utilização de um Laboratório de Fabricação (Fab Lab) que fornece um acesso amplo à meios modernos de invenção, podendo ser um ambiente propício para a construção desse material. Imagens serão vetorizadas e posteriormente cortadas em uma máquina de corte à laser. Uma vez que as unidades componentes do sistema forem conhecidas e simbolicamente manipuladas pelos alunos poderá ser possível construir uma memória concreta para que posteriormente possam imaginar as correlações possíveis sobre o funcionamento do sistema representado.

Projeto Fab Lab

Laboratório de Fabricação da Universidade Veiga de Almeida

saiba mais

Produção de material didático alternativo para o ensino de Neuroanatomia ministrada nas carreiras da saúde

2016 - Atual

Descrição: A proposta deste projeto é produzir material didático alternativo para a disciplina de Neuroanatomia, tendo como objetivo principal aumentar o interesse dos estudantes pela disciplina, facilitar o entendimento das aulas teóricas e com isto buscar melhores resultados no que diz respeito ao aproveitamento do conteúdo para o curso desenvolvido. A utilização dos materiais produzidos poderá e se tornar uma alternativa interessante para a aplicação durante as aulas teóricas, bem como as práticas. A proposta é integrar os alunos que participam do projeto e da confecção dos materiais com os monitores da disciplina para um esforço conjunto passar as informações da melhor maneira possível para os alunos inscritos na disciplina.

Site de divulgação científica: Projetando Neurociência: como recurso para melhorar o aprendizado

2016 - 2018

Descrição: A proposta deste projeto é produzir um site de divulgação científica sobre a temática de Neurociência, tendo como objetivo principal aumentar o interesse dos estudantes pela disciplina, facilitar o entendimento das aulas teóricas e com isto buscar melhores resultados no que diz respeito ao aproveitamento do conteúdo para o curso desenvolvido. A utilização do site poderá se tornar uma alternativa interessante para acrescentar informações atuais sobre Neurociência. A proposta é integrar os alunos que participam do projeto e da produção dos textos e de ideias novas para divulgar a Neurociência de forma simples e clara para passar as informações da melhor maneira possível. O recurso didático será acessível e interativo podendo ser facilmente utilizado pelos alunos.

Parceiros

Neurostudent
infosPharma
Aprender Educacional