HomeNeurociênciaA importância da neurociência para a Fonoaudiologia

A importância da neurociência para a Fonoaudiologia

13 de setembro de 2020

A comunicação humana é o dom mais surpreendente da espécie humana e longe do que se parece não é algo tão simples. O ato de comunicar não envolve apenas grupos musculares que movimentam a língua, mandíbula e laringe. Estas atividades motoras obedecem ao comando de uma estrutura de um alto nível hierárquico, que é o cérebro.

Os fonemas antes de serem produzidos pelos grupos musculares envolvidos devem ser aprendidos, e o aprendizado dependerá de estímulos sensoriais e habilidades cognitivas. O objeto a ser reproduzido posteriormente através da fala será captado por estímulos visuais e auditivos, em seguida estes estímulos chegaram ao cérebro onde serão percebidos, memorizados e compreendidos. Após a compreensão dos fonemas, o cérebro montará uma rede de circuitos que planejarão e controlarão o movimento dos músculos para a articulação do som. O cérebro possui várias áreas e cada uma possui uma especialidade. Cada especialidade se comunica com outra para dar um significado ao fonema e palavra, ou seja, relacionar o som ao objeto, o som da palavra ao alcançar a área responsável por fazer a recepção dele se comunicará com as áreas de memória visual, auditiva, tátil e outras que juntas montam uma representação para tal fonema, trazendo um conjunto de informações como aparência do objeto, para que servem as cores, onde se encontra e muitas outras relações.

Existem algumas barreiras que comprometem a comunicação humana, como patologias que comprometem a audição, voz, fala e linguagem. Esses comprometimentos podem ter causa neurológica ou periférica, e uma especialidade que lida com as alterações que comprometem a comunicação é a fonoaudiologia. Não há dúvidas do quão relevante é a neurociência para a fonoaudiologia, pois para entender a comunicação humana, deve-se conhecer o órgão que a controla e a dá sentido.

Ronielio Ribeiro

Parceiros

Neurostudent
infosPharma
Aprender Educacional