HomeNeurociênciaA importância da neurociência para a Farmácia

A importância da neurociência para a Farmácia

13 de setembro de 2020

Ao contrario do que muitos pensam a neurociência não é uma especialidade a ser estudada somente pelos médicos neurologistas ou neurocirurgiões. Os farmacêuticos estão dentro das diversas profissões que se relacionam com a neurociência, juntamente com biólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outras.

Para o farmacêutico gerenciar a terapia farmacológica do paciente (como e quando os medicamentos serão administrados) ele precisa compreender a causa da patologia, para saber qual medicamento possui o mecanismo de ação mais apropriado para curar ou promover melhor qualidade de vida para o paciente. Dentre as muitas patologias, há as neuropatologias como: esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão, Parkinson, Alzheimer, autismo, esclerose múltipla e outras. Portanto, ha a plena necessidade e interesse dos farmacêuticos pela neurociência e para a contribuição da evolução da neurociência.

Ha farmacêuticos neurocientistas aliados a centros de pesquisas universitários e indústrias farmacêuticas para desenvolver novos medicamentos para o tratamento das neuropatologias. A La Roche-Posay, por exemplo, inovou em sua área de atuação, trazendo pela primeira vez um estudo de eficácia emocional da experiência de uso de filtros solares. (Através das terminações nervosas na pele).

Os farmacêuticos estão presentes desde a área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de medicamentos para o tratamento das neuropatologias ate o momento do uso desses. Promovendo a adesão ao tratamento, o uso racional dos medicamentos, o melhor aprazamento (horário), como administrar, qual a melhor via de administração e outros fatores.

A neurociência é um campo multidisciplinar. Tamanha sabedoria e complexidade não poderiam ficar nas mãos de um especialista apenas. Todos juntos temos muito a contribuir para a evolução da Neurociência.

Mitzi Abi-Haila Rodrigues

Parceiros

Neurostudent
infosPharma
Aprender Educacional